Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Riscos de rompimento de barragem da Vale para o Rio São Francisco são discutidos em Cabrobó e Floresta

Os municípios de Cabrobó e Floresta, de onde partem os eixos norte e leste da transposição, receberam nessa sexta-feira, 17, duas audiências públicas promovidas pela Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco na Alepe. Representantes do poder público, comunidades indígenas, ambientalistas, ribeirinhos e sociedade civil discutiram os riscos que o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG representa para o Velho Chico.

A ação foi realizada no turno da manhã em Cabrobó, onde a Câmara de Vereadores ficou lotada para os debates. Participaram da audiência o prefeito do município, Marcílio Cavalcanti; o ex-prefeito Auricélio Torres; o prefeito de Orocó, George Gueber; os vereadores Dim Saraiva, João Pedro Novaes, Zezito Salú, Jorge Cavalcanti, Pretinha Truká, Avanildo Lili, Ramsés Sobreira e Karla Amando; bem como secretários municipais e lideranças comunitárias.

No turno da tarde, a Frente Parlamentar deu continuidade aos trabalhos de defesa do Rio São Francisco na Câmara de Vereadores de Floresta. Nesta cidade o debate teve presença do prefeito, Ricardo Ferraz; o ex-prefeito de Belém do São Francisco Gustavo Caribé; além de vereadores dos municípios de Floresta, Carnaubeira da Penha, Sertânia, Belém do São Francisco e Petrolândia.

“Tivemos um dia extremamente produtivo e de grande valia. Com a contribuição da nossa gente, iremos atuar, por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, para a construção de novas propostas que ajudem na preservação desse rio tão importante cultural e economicamente para a nossa região”, comentou o deputado Fabrízio Ferraz, que conduziu as reuniões com Lucas Ramos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota