Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Restos mortais de 215 crianças são encontrados em escola para indígenas no Canadá

Uma vala comum com os restos mortais de 215 crianças foi encontrada no Canadá em uma antiga escola residencial criada para estudantes indígenas.

As crianças eram alunos da escola residencial indígena Kamloops, na British Columbia, que fechou em 1978.

A descoberta foi anunciada na quinta-feira (27) pelo chefe da Primeira Nação Tk’emlups te Secwepemc.

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que esta era uma “dolorosa lembrança” de um “capítulo vergonhoso da história de nosso país”. A Primeira Nação está trabalhando com especialistas de museus e legistas para estabelecer as causas e os momentos das mortes, que até o momento não são conhecidos.

Rosanne Casimir, chefe da comunidade na cidade de Kamloops, na British Columbia, disse que a descoberta preliminar representava uma perda impensável que nunca fora documentada pelos administradores da escola.

As escolas residenciais do Canadá eram internatos obrigatórios administrados pelo governo e autoridades religiosas durante os séculos 19 e 20 com o objetivo de assimilar à força os jovens indígenas à cultura europeia.

A escola residencial indígena Kamloops era a maior neste sistema. Aberta sob administração católica em 1890, a escola chegou a ter 500 estudantes em seu auge, nos anos 1950.

O governo central assumiu a administração da escola em 1969, transformando-a em residência para estudantes da região até 1978, quando a escola foi fechada.

Fonte: BBC