Famílias de reassentados do Sistema Itaparica estão realizando um protesto neste sábado, 17, no Trevo de Ibó, que fica entre os municípios de Salgueiro, Belém do São Francisco e Cabrobó. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) controla o trânsito, enquanto a manifestação transcorre sem previsão de encerramento.
Os agricultores dos perímetros irrigados do Itaparica, reassentados devido à construção da Hidrelétrica Luiz Gonzaga, da Chesf, cobram do Governo Federal a manutenção dos repasses das verbas para a continuidade da operacionalização dos perímetros. As comunidades estão sem água para as atividades agrícolas, por falta de energia nas bombas.
As verbas repassadas pelo governo são usadas tanto para o pagamento das contas de energia quanto para a manutenção das equipes técnicas nos projetos. Devido a constantes atrasos nos repasses, a Neoenergia vem interrompendo o fornecimento de energia nos perímetros por falta de pagamento.
Os agricultores também pedem o auxílio aos governos da Bahia e Pernambuco, bem como a senadores e deputados federais, para que o problema seja solucionado.
Da redação do Blog Alvinho Patriota