Presidente russo conversou com líderes do Brasil e da Índia sobre reunião no Alasca que tratou do conflito na Ucrânia.

O presidente russo Vladimir Putin realizou nesta segunda-feira (18) uma série de ligações telefônicas para líderes mundiais, compartilhando informações sobre seu encontro com o presidente americano Donald Trump na sexta-feira (15) no Alasca. Entre os contatos estavam o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, ambos recebendo relatos diretos sobre as discussões relacionadas ao conflito na Ucrânia.
A conversa entre Putin e Lula durou cerca de 30 minutos, segundo informações do Palácio do Planalto. Durante o telefonema, o líder russo detalhou os temas abordados na reunião com Trump, que teve como foco principal a guerra entre Rússia e Ucrânia. Putin também reconheceu o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China que busca mediar uma solução para o conflito.
O presidente brasileiro reafirmou o apoio do país a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Lula agradeceu o telefonema e desejou sucesso às negociações em andamento, mantendo a posição diplomática do Brasil de buscar alternativas pacíficas para a resolução da crise. A Embaixada da Rússia no Brasil confirmou o teor da conversa e destacou o interesse mútuo no desenvolvimento do diálogo russo-brasileiro.
De forma similar, Putin também entrou em contato com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, compartilhando os mesmos insights sobre o encontro com Trump. Modi agradeceu a ligação de seu “amigo” Putin e reiterou a posição indiana de apoio a uma resolução pacífica do conflito ucraniano. A Índia, assim como o Brasil, tem mantido uma postura de neutralidade no conflito, buscando equilibrar suas relações diplomáticas.
Esta foi a segunda ligação entre Lula e Putin nos últimos dias, sendo que a primeira ocorreu em 9 de agosto, também sobre a guerra na Ucrânia. A intensificação dos contatos diplomáticos reflete a preocupação internacional com o prolongamento do conflito, que já se arrasta há mais de três anos desde a invasão russa ao território ucraniano. Enquanto isso, Trump deve receber nesta segunda-feira o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outros líderes europeus na Casa Branca para tentar avançar nas negociações de paz.

Paralelamente às conversas sobre política externa, Lula teve uma agenda bilateral intensa nesta segunda-feira. O presidente brasileiro recebeu no Palácio do Planalto o presidente do Equador, Daniel Noboa, para tratar de relações bilaterais entre os dois países. O encontro, marcado para as 11h, reuniu dois líderes de espectros políticos distintos, já que Noboa é considerado de orientação liberal-conservadora.
A reunião com o presidente equatoriano focou em temas de cooperação regional, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Noboa, herdeiro de uma das maiores fortunas do Equador, discutiu com Lula oportunidades de aprofundar a parceria entre os países, incluindo a busca por novos mercados para produtos brasileiros. O encontro ocorreu em meio aos esforços do Brasil para fortalecer laços regionais.
