Quatro escolas de Ensino Fundamental em Serra Talhada e Itacuruba, sendo duas quilombolas e duas indígenas, recebem entre os dias 2 e 4 de setembro o projeto “Fast Heróis”, uma iniciativa desenvolvida pelo Departamento de Educação e Políticas Sociais da Universidade da Macedônia, com apoio da Boehringer Ingelheim. Em Serra Talhada a ação acontecerá nas escolas municipais Fausto Pereira e Francisca Godoy, e em Itacuruba nas escolas estaduais indígenas Luis Pereira Leal e Josefa Alice da Conceição.
Mais de 350 crianças, com idade entre cinco e nove anos, vão aprender de forma lúdica a reconhecer os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a importância de agir rapidamente para socorrer o paciente, evitando sequelas e até a morte.
A ação é dividida em treinamentos de uma hora, nos quais são apresentados três super-heróis, Vovô Simão (Sorriso), Vovô Bruno (Abraço) e Vovó Fiona (Fala), com seus superpoderes. O vilão é o “Coágulo”, combatido por Tiago, neto dos super-heróis, que ensina as crianças a agir rapidamente ao suspeitar de um AVC.
O objetivo do projeto da Boehringer Ingelheim, por meio da Iniciativa Angels, é educar as crianças, já que elas são catalisadoras de interesse em suas famílias. Educativo, envolvente e interativo, o programa ensina sobre empatia e amor, fornecendo habilidades práticas para salvar vidas. A campanha tem foco na ligação entre as crianças e seus avós, já que a prevalência de AVC no Brasil é acima de 55 anos.
Da redação do Blog Alvinho Patriota