O projeto “Nas Ramas da Esperança: alimentos biofortificados como estratégia de superação da pobreza extrema no Estado de Pernambuco”, desenvolvido no Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, foi classificado para a final do 2° Prêmio Escolas Sustentáveis. A proposta da instituição de ensino é combater a miséria no Sertão pernambucano, por meio da recuperação de solos degradados e da produção de alimentos biofortificados, como milho e batata-doce.
Realizada pela Fundação Santillana e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a premiação objetiva reconhecer projetos de desenvolvimento socioambiental implementados por instituições de ensino do Brasil, México e Colômbia, que beneficiem as comunidades locais.
O concurso é promovido em duas etapas: uma nacional, por país, e a outra internacional, reunindo projetos dos três países participantes. Os melhores projetos da fase nacional serão selecionados pela Comissão Julgadora e divulgados ao público. Os cinco melhores em cada categoria participam do evento de Premiação Nacional, onde serão anunciados os vencedores do prêmio de R$ 15 mil.
Vencedores nacionais em cada categoria avançam para a etapa internacional, que será realizada na Colômbia em outubro, com prêmio de R$ 25 mil para o campeão.
Da redação do Blog Alvinho Patriota