Projeto da Fachusc financiado pela FACEPE vai restabelecer coleta seletiva em Salgueiro

Muito em breve Salgueiro vai voltar a ter uma cooperativa de coletiva seletiva funcionando, gerando renda e contribuindo para a preservação do meio ambiente. É o objetivo do projeto de extensão acadêmica “Coletiva Seletiva: Basta um clique para gerar renda e reduzir impactos ambientais”. Criado pela professora Erika Cristina, que leciona Ciências Contábeis na Fachusc, o projeto foi aprovado para receber financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), através do Programa de Extensão Tecnológica – PET.

“A ideia é sensibilizar a sociedade salgueirense a começar a utilizar um aplicativo chamado Cataki, um aplicativo gratuito, que pode ser baixado em qualquer versão de celular, onde quando temos material reciclável em casa para ser descartado, ao invés de deixar nas nossas lixeiras, que o caminhão faz a coleta e leva para ser aterrado no aterro municipal, nós possamos encontrar um coletor mais próximo e agendar com ele essa retirada. A proposta de uso desse aplicativo é essa”, explicou Erika em entrevista à Salgueiro FM hoje, justificando o tema do projeto.

A iniciativa começou de forma teórica com 53 alunos da Fachusc. Destes, 10 foram selecionados pela professora Erika para o desenvolvimento do projeto na prática. Entre outubro e dezembro, eles estão recebendo bolsa de R$ 500 para a implementação do plano. A principal ação consiste na educação ambiental e conscientização pública dos salgueirenses, no intuito de envolver os demais setores da sociedade no processo de reciclagem. Em parceria com o SAF Social, Erika e os alunos já estão cadastrando coletores para o uso do aplicativo. Uma capacitação de interessados em fazer a coleta será realizada na Fachusc no próximo dia 10.

Reforçam o projeto, a microempreendedora Aderlânia, que há três anos trabalha e vive exclusivamente com renda gerada pela reciclagem, e a empresa MG Engenharia, responsável pela coleta do lixo de Salgueiro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota