Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto busca combater a seca no Sertão pernambucano

Com o objetivo de melhorar o meio ambiente e a condição de vida da população do Semiárido pernambucano, foi lançado o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca de Pernambuco (PAE-PE). A ideia principal é promover o desenvolvimento socioambiental sustentável e a manutenção dos ecossistemas característicos da região.

O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano, pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), durante a realização de cinco oficinas no Sertão e Agreste do Estado, o PAE-PE mobilizou representantes de 127 municípios.

De acordo com a Sectma, Pernambuco possui cerca de 90% de seu território em área de semiárido e subúmido seco, que devido a práticas agrícolas não sustentáveis e gestão deficiente de recursos hídricos, vêm desenvolvendo porções de desertificação nessas regiões do Estado.

Ao todo, onze estados do Brasil possuem áreas suscetíveis à seca: todos os estados do Nordeste, mais o Espírito Santo e Minas Gerais. O evento de inauguração aconteceu na cidade de Triunfo, nesta quinta-feira (10), na cidade de Triunfo, no Pajeú.

O Governo destinou um montante de R$ 1,5 milhão para a construção do PAE-PE. Além dele, colaboraram na execução desse projeto o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Articulação do Semiárido de Pernambuco (ASA-PE).

Fonte: PE 360