Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Professores aprovados no concurso da Prefeitura de Salgueiro protestam contra Seleção Pública Simplificada

Docentes aprovados dentro das 41 vagas e do cadastro reserva do concurso público realizado pela Prefeitura de Salgueiro em 2020, foram às ruas e avenidas da cidade na manhã desta sexta-feira, 12, reivindicar convocação. Eles deslocaram-se à sede da prefeitura para tentar falar com Marcones Sá.

Acompanhados por um carro de som, seguram um cartaz com a frase “dentro ou fora das vagas, somos todos aprovados prefeito, então não brinque de fazer seleção. #convocaçãojá”. Parte desses educadores entrou com uma ação na Justiça pedindo que a administração municipal não faça um Seleção Pública Simplificada de professores.

O juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro, Neider Moreira, suspendeu a seleção e indicou que o prefeito contrate os aprovados no cadastro reserva, mesmo de forma precária. A prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para manter a seleção simplificada e aguarda uma decisão.

Além disso, essa semana o prefeito assinou um decreto reduzindo de 41 para 31 o número de professores que já havia convocado para a Secretaria Municipal de Educação. Os 10 que ficaram de fora se revoltaram porque já tinham feito perícia e efetuado gastos com exames para serem efetivados.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

6 comentários sobre “Professores aprovados no concurso da Prefeitura de Salgueiro protestam contra Seleção Pública Simplificada

  1. ALINE BEZERRA FERREIRA GOMES7 MARIA GALDINO BEZERRA FERREIRA

    Esse prefeito é uma vergonha pra Salgueiro!!!Colocando a educação em segundo plano,ñ presa pela uma educação de qualidade, pois prefere fazer seleção e colocar qual um do que chamar os professores qualificados que estudaram para passar no concurso!!#vergonhaparaeducacãodesalgueiro.

  2. Aline Bezerra Ferreira Gomes Maria Galdino Bezerra Ferreira

    É notório que alguns colegas convocados das vagas imediatas estão desconfortáveis com o posicionamento dos CRs, isso por não terem entendidos a lógica e muito menos a importância da mobilização. Acontece que se os CRs não tivessem agido na semana passada, consequentemente a seleção estaria em andamento, não teria sido suspenso, e, com esse novo decreto eventualmente a seleção acontecerá. Então deve haver sim manifestação imediatamente para que essa gestão atual saiba que não estão lidando com idiotas, mas com professores capacitados que sabem lutar pelos seus direitos. Não deveria haver tamanha separação ou contradição e/ou confronto entre os aprovados das vagas imediatas e reservas, pois, sabemos que a política é suja e visa interesse próprio e não comum… Se houve a convocação voltada para as 41 vagas e o prefeito por descumprir a lei, voltando atrás ao reduzir o número de convocados, este é mais um motivo para os demais irem à luta e fazer valer os seus direitos. É justamente essa separação que complica até mesmo os das vagas imediatas, pq abraçam a causa individualmente. Neste momento em 10 dos das vagas foram deixados para trás seria a hora de se mostrar empatia pelos interesses do outro e mobilizar juntos uma manifestação. O que eu como do cadastro reserva não admito que se confunda os fatos. Aquelas que estão desconfortáveis não enxergam que esses movimentos feitos pelos CRs também servem para lhes favorecer porque é fato, os CRs só irão se encaixando nas vagas existentes e nas que vierem a surgir. Então andar de mãos dadas é a melhor solução.
    Convocar e empossar os das vagas imediatas é um dever, é cumprimento de lei que lhes acobertam e não favor! Bem como para os CRs que tem a necessidade SIM de serem vistos pelo mesmo motivo: DIREITO E NÃO FAVOR.

    Avante! Pra frente é que se anda! Pra frente se deve andar!

    1. Joseane Santos

      Como o senhor Prefeito mesmo colocou em sua fala que temos razão, após muitas tentativas sem sucesso de conversar com o prefeito, os professores tiveram que sair de suas casas e irem para ruas fazer um protesto apenas para lutar pelos seus direitos. E ficou algo certo sobre a seleção espero que cumpra com a palavra, caso contrário iremos protestar novamente os pais precisam ter ciência de tudo que está acontecendo. Lembrando que nossa luta é apartidária apenas pelos nossos direitos de trabalhar com honestidade e dignidade.

  3. José Vieira

    Direitos garantidos dos professores aprovado, sem essa de seleção simplificada até pareçe uma jogada política pra colocar seus apadrinhados que votaram neles, assim não da prefeito ja começou o ano com muitas ações na justiça até por perseguições as mulheres grávidas que tiveram seus direitos violados…mas graças a decisão do juiz todas elas votaram aos seus serviços sem perca da função que ocupavam, parabéns é a justiça fazendo valer os direitos garantidos dos cidadãos!!