Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente dos EUA tem novo teste positivo para Covid-19 poucos dias após deixar isolamento

Dias após deixar o isolamento, após ser diagnosticado com Covid-19 no último dia 21, o presidente americano, Joe Biden, voltou a testar positivo para a doença neste sábado, segundo a Casa Branca. Na última quarta-feira, Biden teve um teste negativo e deixou o isolamento Agora, volta a se isolar.

“Biden testou positivo para um teste de antígeno no sábado de manhã e retomará medidas rígidas de isolamento”, escreveu o médico da Casa Branca, Kevin O’Connor em um relatório, observando que casos de “rebote” de positividade são comuns entre aqueles que, como o presidente, foram tratados com Paxlovid, a pílula anticovid da Pfizer.

Não ficou claro se trata-se de uma nova infecção ou se o teste anterior foi um “falso negativo”. Ainda assim, o médico esclareceu que não houve “ressurgimento de sintomas”.

“Ele continua se sentindo muito bem. Dadas as circunstâncias, não há razão para reiniciar o tratamento neste momento, mas obviamente continuaremos observando de perto.”

O “rebote” é uma questão controversa na comunidade científica: a atuação da droga no organismo é insuficiente para interromper toda a replicação viral do Sars-Cov-2, permitindo seu ressurgimento após o ciclo de tratamento. Os estudos clínicos iniciais sugeriram que apenas cerca de 1% a 2% das pessoas tratadas com o medicamento, um antiviral que atenua os sintomas do Covid, tiveram testes positivos novamente. Já um estudo de junho, que não foi revisado, descobriu que, de 13.644 adultos, cerca de 5% tiveram testes positivos novamente em 30 dias e 6% apresentaram sintomas. Biden parece ter caído na exceção.

Vacinado com quatro doses, o mandatário de 79 anos teve sintomas leves como fadiga e coriza na semana passada, e recebeu o tratamento. Ele ficou isolado na Casa Branca e, cinco dias depois, teve teste negativo para a doença, deixando o isolamento na última quarta. Por conta do novo teste com resultado positivo, Biden reiniciará um novo período de isolamento de cinco dias para evitar que ele possa ser um potencial transmissor do vírus.

Fonte: O Globo