Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente do BB entrega renúncia a Bolsonaro e Guedes

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, entregou seu pedido de renúncia ao cargo ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. O pedido tem efeito a partir de agosto, em data que será definida e comunicada ao mercado, de acordo com nota enviada pelo banco para a Comissão de Valores Mobiliários, na noite dessa sexta-feira.

No texto, o banco afirma que Novaes avalia que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de inovação no setor bancário.

Segundo fontes próximas a Guedes, Novaes estava cansado e pediu demissão por motivos pessoais. Ele tem dito a amigos que quer ficar mais próximo dos netos, no Rio.

Novaes fará 75 anos em agosto e pediu a Guedes para deixar o BB como “presente de aniversário”, de acordo com uma fonte. Novaes deve continuar no ministério, mas como assessor especial de Guedes, despachando do Rio.

De acordo com relatos de interlocutores de Novaes, Bolsonaro cobrava uma atuação mais incisiva no Banco do Brasil, especialmente na redução de juros. O presidente tem comparado a situação do BB com a Caixa Econômica Federal, que efetuou uma série de cortes de juros nos últimos meses.

Em sua defesa, Novaes lembra que o Banco do Brasil é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas em Bolsa. Isso também vai contra ao desejo de Novaes, que é privatizar o banco.

Novaes estava desgastado com o Tribunal de Contas da União (TCU) desde a reunião ministerial de 22 de abril. Nela, ele chamou a corte de “usina de terror”. Mais recentemente, se irritou com decisão do tribunal de suspender anúncios em sites e blogs suspeitos de publicar ou compartilhar fake news. Ao recorrer ao tribunal contra a decisão, o banco argumentou que está tendo prejuízo e redução de acessos com a proibição.

Fonte: O Globo