Prefeitura de Serra Talhada descarta realizar ‘Festa de Setembro’ em formato de evento-teste

Depois da liberação de eventos-teste pelo Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Serra Talhada recebeu pedidos de parte da população para que realize a tradicional Festa de Setembro nesse formato limitado, mas descartou. O governo municipal divulgou uma nota nessa segunda-feira, 30, comunicando que o evento não vai acontecer pelo segundo ano consecutivo. Confira:

“A Prefeitura de Serra Talhada, através da Fundação Cultural e Secretaria de Saúde, informa que apesar do Decreto Estadual liberar eventos-teste com até 1.200 pessoas, o Município entende que a Festa da Padroeira – Festa de Setembro – não é o instrumento apropriado para testar os meios de controles da Covid-19, seja pelo porte do evento, seja pela importância do mesmo para nossa população.

Por esta razão, compreendemos que não é, ainda, seguro promover festividades, sob risco de aglomerações e disseminação do novo coronavírus.

Informamos ainda que mediante resolução do TCE, neste período os municípios só poderão fazer contratação de artistas exclusivamente da cultura popular, e utilizando obrigatoriamente recursos da Lei Aldir Blanc.

Em Serra Talhada todos os recursos da Lei Aldir Blanc foram repassados em 2020, o que impossibilita novas contratações.

Apesar das limitações, informamos que o Município vem estudando um novo formato para valorização dos artistas locais.”