Os agricultores do Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, estão passando por uma situação difícil, com a suspensão da operação e manutenção do sistema de irrigação da comunidade. Devido a isso, o prefeito do município, George Duarte, decretou Estado de Emergência na localidade e está em Brasília buscando solução para o problema junto ao Governo Federal, deputados e senadores.
De acordo com o blog Nossa Voz, os canais de irrigação do projeto amanheceram sem água ontem, 3, impossibilitando o desenvolvimento da atividade agrícola e também prejudicando o consumo humano. A competência para manter o sistema em funcionamento era da Codevasf, mas a autarquia repassou à Chesf as responsabilidades pela operação, manutenção e energia elétrica dos projetos de irrigação do Itaparica. A Chesf, por sua vez, alega que ainda não assumiu as responsabilidades oficialmente, resultando na paralisação dos sistemas.
Na situação de Estado de Emergência, as secretarias municipais de Santa Maria da Boa Vista ficam autorizadas a tomar todas as providências cabíveis para amenizar os prejuízos aos agricultores do Fulgêncio. As contratações de serviços e obras e aquisições de equipamentos podem ser feitas de maneira mais ágil, sem muita burocracia.
Da redação do Blog Alvinho Patriota