Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeito de Petrolina sanciona lei que cria empresa para substituir Compesa no município

Na última segunda-feira, 6, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, sancionou uma lei que cria a Companhia de Saneamento e Abastecimento de Águas do Sertão (SAAS), com objetivo de substituir a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no município. O projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado na Câmara de Vereadores com a proposta de expandir o serviço de esgotamento sanitário e melhorar o acesso à água nas áreas urbana e rural.

De acordo com o prefeito, o próximo passo é a formalização da SAAS na Junta Comercial, o que possibilitará o início do processo de planejamento das atribuições, prioridades de investimentos e formação do corpo técnico. Entre as metas da nova empresa estão universalizar o abastecimento na zona rural e ampliar investimentos em obras de esgoto para diversos bairros.

“Temos ainda comunidades na beira do rio que não têm abastecimento de água. É inadmissível que a Compesa arrecade, em média, cerca de R$ 150 milhões por ano e mal consiga investir 10%, 15%. A gente sabe que investir em saneamento e água é investir em saúde e qualidade de vida. Por isso, precisamos mudar a atual realidade para um novo capítulo de desenvolvimento para nossa cidade”, frisou Miguel durante a sanção da lei.

Da redação do Blog Alvinho Patriota