Porto de Galinhas tem movimento tranquilo no primeiro dia de reabertura da praia

Porto de Galinhas e as outras praias de Ipojuca, no Grande Recife, foram reabertas neste sábado (20) para exercícios individuais e também para o banho de mar. O movimento foi tranquilo, mas algumas pessoas foram flagradas pela prefeitura sem usar máscara na areia, o que é obrigatório por conta do decreto estadual.

Apesar de o governo estadual ter fechado as praias em 4 de abril, Ipojuca tinha proibido o acesso às do município no dia 22 de março devido à pandemia de Covid-19. Nessa primeira etapa, que vai até o dia 26 de junho, Porto de Galinhas e as demais praias estão abertas para as atividades e banho das 4h às 12h.

As máscaras só não são obrigatórias quando as pessoas entram no mar. Um carro com megafone circulou pela orla do município para reforçar a necessidade de as pessoas utilizarem a proteção e também respeitarem o horário.

Uma barreira sanitária também foi montada para conscientizar os motoristas que chegavam à cidade sobre a obrigatoriedade do uso da máscara incluindo e o horário. A barreira sanitária seguiu até as 16h e também mediu a temperatura dos motoristas e passageiros.

A presença de surfistas também foi registrada em praias como a de Maracaípe e de Muro Alto, mas em quantidade muito menor do que era antes da pandemia de Covid-19.

A reabertura gradual das praias do município foi anunciada após o governador Paulo Câmara (PSB) transferir para os municípios do Grande Recife a responsabilidade pelo acesso a praias e parques. Na capital pernambucana, as praias foram abertas apenas para exercícios, o banho de mar segue proibido – ainda assim, algumas pessoas entraram na água no sábado.

Fonte: G1