Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Polícia Civil divulga nota sobre aumento de crimes cibernéticos em Salgueiro

Através da Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) divulgou uma nota sobre o aumento de crimes cibernéticos em Salgueiro nos últimos dias, principalmente a clonagem de contas do WhatsApp para solicitação de transferências bancárias aos amigos e familiares das vítimas. Leia abaixo a nota na íntegra:

Nota Informativa da Polícia Civil de Pernambuco

A Polícia Civil de Pernambuco, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, vem a público trazer informações preventivas no combate aos crimes cibernéticos.

Com a chegada da pandemia provocada pelo novo coronavirus, os crimes cibernéticos aumentaram exponencialmente, principalmente através do aplicativo WhatsApp.

Atualmente o golpe mais comum aplicado por criminosos é através da “clonagem” do aplicativo WhatsApp.

Nesse caso em específico, a própria vítima normalmente fornece o código verificador do WhatsApp ao criminoso. O criminoso sempre cria algum álibi para convencer a vítima a fornecer o código verificador. Em posse do código, o criminoso consegue acessar o aplicativo WhatsApp da vítima e passa a solicitar dinheiro aos contatos.

Para evitar a “clonagem”, basta qualquer um ativar a verificação de duas etapas do WhatsApp. Basta clicar em “configurações”, em seguida em “conta” e por último basta escolher a opção “confirmação em duas etapas”. O usuário do WhatsApp cria uma senha com 06 dígitos e estabelece uma proteção a seu aplicativo.

Caso a conta seja “clonada”, o primeiro passo é divulgar a amigos e em demais redes sociais sobre a situação. Dessa forma, evita-se que terceiros transfiram dinheiro para o criminoso. O segundo passo é procurar a delegacia de polícia para registrar Boletim de Ocorrência e receber instruções para tentar recuperar a conta ou cancela-la.

Evite a realização de transferências bancárias apenas com contatos pelo WhatsApp. Exija do solicitante contato via ligação ou vídeo chamada para atestar a veracidade da identidade daquele ou daquela que solicita o dinheiro pelo WhatsApp. Caso efetue alguma transferência bancária, procure a Delegacia de Polícia para noticiar o crime.

Por fim, evite a transferência de código verificador de WhatsApp a terceiros.

A Polícia Civil de Salgueiro está à disposição da sociedade salgueirense para esclarecer quaisquer dúvidas sobre crimes cibernéticos e está atenta ao combate a esse tipo de criminalidade.