Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

‘Plano Estadual de Contingência Contra a Dengue’ é apresentado a 19 prefeitos do Estado

14662125080002501880000Uma ação importante vai acontecer no Recife para combater a dengue não só na capital pernambucana, mas também em outras cidades do Estado que apresentam risco de epidemia da doença. O secretário de saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira (foto), vai se reunir com prefeitos de 19 municípios pernambucanos para apresentar o “Plano Estadual de Contingência Contra a Dengue”.

Um dos objetivos do encontro é conscientizar as prefeituras da importância de desenvolver um trabalho de prevenção junto aos cidadãos. “90% dos focos são intrafamiliares. Quem está mais perto do cidadão é a prefeitura, pois vivemos no município, então é fundamental a participação de todos os entes federativos: a União, o Estado e os municípios”, afirma Antônio Carlos Figueira.

Das cidades cujo prefeito foi convocado para o encontro, 14 apresentam alto risco de epidemia de dengue. São elas: Afogados Da Ingazeira, Bezerros, Serra Talhada, Quixaba, Ouricuri, Floresta, Santa Cruz Do Capibaribe, Santa Cruz Da Baixa Verde, Timbaúba, Araripina, Pesqueira, Camaragibe, Santa Cruz e Santa Teresinha.

Os outros cinco municípios que completam a lista são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru e Petrolina. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, essas cidades terão que adotar cuidados por causa do grande número de habitantes.

De acordo com o secretário de saúde de Pernambuco, um grande avanço no combate à doença foi a descentralização da realização do teste da dengue. “Até o ano passado, só o Laboratório Central do Recife fazia esse exame. Conseguimos que mais seis cidades realizem esses exames: Petrolina, Caruaru, Salgueiro, Afogados, Limoeiro, e Palmares”, afirma Antônio Carlos Figueira.

O “Plano Estadual de Contingência Contra a Dengue” terá a vigilância e a assistência como principais eixos. “Na assistência, nós vamos capacitar mais de 2,5 mil profissionais da equipe de Saúde da Família e temos a possibilidade de contratar até 200 leitos caso venha a epidemia. Também vamos contratar 500 agentes de endemia e capacitar 80 técnicos em vigilância e reforçar a equipe nos laboratórios”, conta o secretário.

Em 2011, já foram registrados 1.149 casos da doença, 11% a mais do que em janeiro do ano passado. “Até hoje não estamos em epidemia, pois esses 11% está dentro da normalidade. No ano passado, a epidemia aconteceu em maio e se estendeu até julho, então esse trabalho de valorização que estamos fazendo é fundamental para que, quando chegar em maio, não tenhamos o mesmo número de casos”, explica o secretário de saúde do Estado.

Fonte: pe360graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *