Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Petrolina: Workshop debate praga da mosca-das-frutas em cultivos de mangas destinadas aos Estados Unidos

Realizado pela Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco), o workshop “Monitoramento e controle das moscas-das-frutas no programa de exportação de mangas destinadas aos Estados Unidos” debateu em Petrolina a qualidade das mangas exportadas para a América. O evento foi concluído nessa quarta-feira, 22, com participação de aproximadamente 100 exportadores, produtores e responsáveis técnicos de unidades produtoras de manga do Vale do São Francisco.

Durante o evento, o funcionamento dos sistemas de Manejo de Risco da Praga (SMR) foi explicado pelo chefe de programas especiais de exportação do Ministério da Agricultura (MAPA), Caio César Simão, e por representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). O encontro ainda contou com palestra sobre o programa de exportação de mangas; esclarecimentos acerca do monitoramento e controle da praga; iniciativas e inovações no controle da praga, como o monitoramento digital; e uma visita de campo para esclarecimentos de dúvidas.

O evento contou com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Adagro, Moscamed Brasil, Sebrae, Senar, Corteva, Tarvos e Green Valle. Caio Coelho, presidente da Valexport, avaliou a ação como positiva. “Concluímos o evento conscientes do risco que corre a fruticultura do Vale do São Francisco. É preciso vencer o nosso maior inimigo hoje, a mosca-da-fruta, a Ceratitis Capitat. Ou somos capazes de controlar essa praga ou ela será capaz de destruir o nosso maior patrimônio que é a fruticultura irrigada. Enfrentamos um grande desafio e a união de esforços de todos é fundamental. Produtores, exportadores, Mapa, secretarias estaduais de agricultura de Pernambuco e Bahia, Valexport, Sebrae e demais entidades ligadas ao setor precisam trabalhar juntas para vencer o inimigo. Não vamos deixar a praga da mosca vencer nossas frutas”, disse.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *