Os municípios de Petrolina e Orocó sediam entre os dias 9 e 13 de outubro o I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco, cuja programação completa já está disponível no site do evento.
Promovida pela Abajur Soluções, a mostra contará com exibições de filmes em curta e média-metragem, discussões e oficinas. Todas as atividades são gratuitas e abertas a toda a população do São Francisco.
A programação do Cine Proa será apresentada em Petrolina e na comunidade quilombola Mata de São José, em Orocó. Serão exibidos 16 filmes pernambucanos, com objetivo de fortalecer a produção e difusão de documentários que informam, estimulam reflexões na sociedade e preservam a história dos povos ribeirinhos.
“O Cine Proa nasceu nesse contexto de reflexão, como uma forma de promover essa linguagem e atrair novos públicos para os debates que emergem dessa tradição”, ressalta o idealizador e coordenador técnico do projeto, Fernando Pereira.
Os filmes que compõem a mostra foram selecionados por uma comissão de curadores que analisaram quase 50 produções. Cada filme que integra a programação receberá uma premiação em dinheiro, que varia entre R$ 300 (curta-metragem) e R$ 500 (média-metragem).
O festival tem incentivo do Governo de Pernambuco, através da Lei Paulo Gustavo (LPG), e apoio da Prefeitura de Petrolina.
Da redação do Blog Alvinho Patriota