Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pernambuco prorroga medidas restritivas por mais 15 dias para conter avanço do coronavírus

Ainda atravessando um momento de estabilidade em índices elevados de novos casos de infecção pelo coronavírus e de mortes relacionadas à Covid-19, Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), a prorrogação, por mais 15 dias, das atuais medidas restritivas em vigor.

“Em função dos altos índices que o Estado ainda apresenta em relação à Covid-19, com 97% de ocupação nas UTIs, o Governo de Pernambuco julgou ser prudente manter essas medidas e continuar as análises diárias dos indicadores”, justificou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Ela destacou ainda que as avaliações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco são realizadas diariamente e que tais medidas são ajustáveis. A depender de como o cenário se desenrolar, elas poderão ser flexibilizadas ou enrijecidas.

Nesta quinta, o Estado notificou 3.074 novos casos positivos de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2. Foi o recorde de notificações diárias em Pernambuco desde o início da pandemia. Apesar desse número elevado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse não ver a necessidade urgente de maiores restrições no momento.

“Estamos em um platô de casos altos, mas sempre estando em alerta para outras medidas que poderão ser adotadas a qualquer momento. Uma medida restritiva mais intensa serve para impedir uma aceleração exponencial. Detectada a necessidade de adotar medidas mais rígidas, não hesitaremos. As medidas hoje em vigor não são brandas, elas são proporcionais. Hoje não temos noite (balada) em Pernambuco. Isso é uma diferença enorme na nossa sociedade”, analisou o gestor da SES-PE.

Fonte: Folha de PE