Uma multidão de curiosos lotou nesta sexta-feira (02) a partir das 20h00min, a praça em frente ao DNER próximo a Escola Carlos Pena Filho em Salgueiro, para curtir o Pau-de-sebo Fest 2010, organizado por Dr. Maurílio e amigos.
Foram distribuídos mais de 3.000 picolés e 5.000 pipocas de graça para crianças, jovens e adultos, que se apertavam em busca de garantir um picolé ou uma pipoca gratuita. Durante a festa houve diversas brincadeiras como, por exemplo, show de calouros, corrida do saco e muitas outras.
Tradicionalmente a principal atração da brincadeira ficou a cargo do pau-de-sebo (que leva o nome da festa), em que consistia em uma pessoa tentar subir em um pau todo coberto de sebo muito escorregadio, para tentar pegar um envelope que ficava no topo do dito com dinheiro dentro. Quem conseguisse puxar o envelope ficava com toda a quantia.
Dois paus-de-sebo foram colocados. Um para pessoas com mais de 15 anos, e outro -um pouco mais baixo- para crianças com menos de 15 anos. Muita gente tentou subir, mas somente uma pessoa conseguiu pegar o dinheiro do pau-de-sebo grande e outra do pequeno.
Foi nessa hora que os espectadores mais sorriram, observando os cidadãos escorregando na tentativa frustrada de faturar uma grana. Cada vez que tentavam alcançar o envelope escorregavam e lá iam mais uma vez até se esgotarem suas oportunidades, causando um ataque de risos na platéia ali formada.
Os organizadores do evento prometeram manter a tradição no ano que vem com o Pau-de-sebo Fest 2011, e garantiram que na próxima edição tem mais novidades.
Da redação do Blog de Alvinho/Jornal O Sertanejo por Chicão
que bommmmm