Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Organização indígena denuncia que índio morreu após ser agredido por policiais em Carnaubeira da Penha

A APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) publicou um texto nas redes sociais nessa quinta-feira, 16, denunciando que um índio de Carnaubeira da Penha, idoso, morreu após ser agredido de forma violenta por policiais. Segundo a entidade, os policiais foram à aldeia Olho D´água do Padre e agrediram Edvaldo Manoel de Souza, 61 anos, tentando obrigá-lo a confessar a suposta posse de uma espingarda, algo que ele negava.

Testemunhas relataram que quanto mais a vítima dizia não ter a espingarda, mais apanhava. “Essa violência durou por vários minutos, até o ponto em que a vítima não aguentou mais e desmaiou, os próprios policiais o socorreram, mas Edvaldo já chegou ao hospital de Carnaubeira sem vida”, denuncia a APOINME.

A morte de Edvaldo provocou revolta na comunidade indígena de Carnaubeira. Ontem, cerca de 200 membros da tribo Atikum desceram a serra e ocuparam as ruas da cidade, cobrando que as autoridades tomem providências urgentes e punam os policiais envolvidos no caso. A APOINME vai acompanhar todos os desdobramentos. “Esperamos que esse crime de extrema violência, contra um indígena pai de família e avô não fique impune”, pediu.

Da redação do Blog Alvinho Patriota