No primeiro fim de semana após flexibilização, shoppings e praias do Rio ficam movimentados

O primeiro sábado de sol após a flexibilização do isolamento social na cidade do Rio de Janeiro estimulou muitas pessoas a aproveitarem o dia nas praias. Corredores tomaram as orlas, surfistas aproveitaram o mar quase caribenho do Arpoador e, apesar de ainda ser proibido, alguns banhistas descansaram nas areias da Zona Sul. A Polícia Militar tentou advertir grupos para que não ficassem parados, mas não obteve sucesso. Os cidadãos que usaram equipamentos de ginástica públicos não pareciam se preocupar em fazer a higienização — nem mesmo os idosos, ao utilizar as academias para terceira idade. O afrouxamento nas normas acontece justamente no momento crescente do número de casos de coronavírus: nas últimas 24 horas, o estado registrou dois mil novos casos e acumulou 7.417 óbitos por covid-19.

Segundo levantamento feito pela Prefeitura do Rio, por meio da parceria do Centro de Operações Rio (COR) com a empresa de tecnologia Cyberlabs, às 12h deste sábado (13), aproximadamente 5.870 pessoas se movimentavam pela cidade. A contagem é feita de forma automática, com base em imagens captadas por 400 câmeras de monitoramento do COR, espalhadas na Barra da Tijuca, Tijuca, Centro, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. O índice de isolamento foi calculado em 77% em comparação a um dia normal, antes do contexto da pandemia.

No fim de semana anterior, o nível do isolamento estava menor: cerca de 70%. Neste mesmo horário, aproximadamente 6.910 pessoas circulavam pela cidade. De acordo com análise feita pela Cyberlabs, o menor número de transeuntes neste sábado pode estar relacionado com o feriado de quinta-feira, com parte do comércio de rua fora do funcionamento.

A empresa ainda relatou que a mudança no direcionamento das câmeras da prefeitura, para visualizar agora as zonas de areia (praias), pode ter afetado a contagem e que está trabalhando para adaptar as análises ao contexto, fornecendo melhores indicadores.

Shoppings reabrem com rotina de desinfecção e serviço drive-thru

Fechados desde março, os shoppings da cidade do Rio voltaram a abrir nesta semana com horário reduzido, de 12h às 20h, novas normas de segurança sanitária e capacidade reduzida. Nos shoppings Nova América, Boulevard, Botafogo Praia, Madureira e Rio Design Barra e Leblon, a cada três horas é realizada limpeza de áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, praças de alimentação e máquinas de autoatendimento.

Fonte: EXTRA