Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Municípios do Sertão do Moxotó receberão projeto do Governo de PE que promete água com regularidade para comunidades rurais

Nesta sexta-feira, 23, o governador Paulo Câmara anunciou a implantação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), iniciativa de gestão compartilhada que promete levar água encanada com regularidade e serviços de esgotamento sanitário para comunidades rurais. Inicialmente serão contemplados 10 municípios do Sertão do Moxotó e do Agreste Meridional, com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.

Novos sistemas simplificados de abastecimento serão construídos nos municípios de Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Manari e Sertânia, no Sertão do Moxotó; além de Tupanatinga, Buíque, Venturosa, Itaíba e Pedra, na região do Agreste Meridional. Câmara disse que pretende levar o projeto para os sertões do Pajeú e Central no segundo semestre deste ano, para que até 2022 todas as regiões de Pernambuco tenham o Sisar implementado.

Presente na solenidade de anúncio, a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, explicou que nesse modelo de gestão compartilhada a população terá participação ativa. “O objetivo é que, com a participação do governo nesse tipo de política pública, as comunidades rurais possam participar desse processo, fazer manutenções de forma mais breve, expandir a rede à medida que a comunidade rural cresça, além de garantir diversos benefícios, como regularidade no abastecimento de água no meio rural”, disse.

Da redação do Blog Alvinho Patriota