Pré-candidatos a prefeito e vereador de Belém do São Francisco e Itacuruba receberam recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que não façam propaganda eleitoral antecipada.
A Promotoria de Justiça responsável pelos dois municípios orientou a Polícia Militar a apreender veículos que estejam sendo usados para fazer propaganda política antes da hora. Caso isso não seja possível, a recomendação é que tais veículos sejam inutilizados temporariamente, sem danos permanentes.
No texto da recomendação, o promotor de Justiça Higor Alexandre Alves de Araújo destaca que o abuso do poder econômico e do poder político, assim como o uso indevido dos veículos e meios de comunicação social, violam a igualdade de oportunidade dos candidatos e a liberdade de escolha dos eleitores, afetando a democracia.
Se a recomendação não for cumprida, a promotoria pode adotar medidas necessárias à sua implementação, considerando que a campanha eleitoral só começa efetivamente no dia 16 de agosto. A partir desta data os candidatos podem pedir votos, inclusive por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
Da redação do Blog Alvinho Patriota