Através da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania em Petrolina, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) atuou no intuito de amenizar o problema da falta de água na cidade. O órgão enviou recomendação à Compesa, cobrando o atendimento dos bairros prejudicados por meio de carros-pipas e a suspensão da fatura nos dias sem abastecimento.
De acordo com o G1, a medida é resultante de uma denúncia feita pela Central Única dos Bairros de Petrolina (Cubape), que reclamou da situação de desabastecimento de água no bairro Pedra Linda há mais de 15 dias. A situação também está afetando moradores do Henrique Leite e de toda a zona leste da cidade.
O MPPE orientou a companhia a garantir o abastecimento de forma paliativa até que a rede de abastecimento da área seja regularizada, estendendo a ação para algumas comunidades da zona norte. Além disso, a estatal deve apresentar a relação das pessoas beneficiadas, quantidade de água fornecida e um cronograma de abastecimento por carros-pipas, divulgando na imprensa local.
A empresa ainda foi instruída a fazer a devolução ou compensação dos valores já pagos pelos consumidores das regiões prejudicadas. Caso não cumpra, o MP pode mover ações contra a estatal.
Da redação do Blog Alvinho Patriota