Implementado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Painel de Transparência dos Festejos Juninos de Pernambuco já reúne informações sobre 250 atrações contratadas para eventos em 26 municípios. Os dados incluem o valor do cachê e a fonte dos recursos (esfera municipal ou estadual).
“Em dez dias de funcionamento temos uma colaboração crescente dos gestores, o que dá uma transparência cada vez maior sobre os artistas contratados para as festas e quanto tem sido investido na promoção cultural”, disse nessa sexta-feira, 7, o Procurador-Geral de Justiça de PE, Marcos Carvalho.
No painel a população encontra informações sobre as festas juninas, com datas, artistas e os valores investidos pelo Estado e as gestões municipais. Os governos que aderem, compartilhando as informações, recebem um selo de transparência do MPPE e do TCE-PE.
O sistema é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público do MPPE e foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do órgão. A ação tem apoio do Ministério Público de Contas (MPCO), Associação Municipalista de PE (Amupe) e da Associação dos Controladores Municipais e das Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo e Lazer.
Da redação do Blog Alvinho Patriota