MPPE inaugura GAECO Sertão para fortalecer combate ao crime organizado

Nova unidade em Petrolina ampliará investigações em 24 municípios das regiões do São Francisco, Sertão Central e Araripe.

Imagem: Divulgação/MPPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) inaugura nesta sexta-feira (6) o Núcleo Regional de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Sertão (GAECO Sertão), com sede em Petrolina. A criação da unidade foi implementada por meio da Portaria PGJ nº 1.518/2025, como parte do plano de gestão para o biênio 2025-2027 e da Gestão Estratégica 2024-2029 do MPPE, representando um avanço significativo no enfrentamento ao crime organizado na região.

A nova estrutura funcionará no prédio das Promotorias de Justiça de Petrolina e terá como atribuição prestar apoio técnico e operacional às Promotorias da 1ª e 2ª Circunscrições do MPPE. O GAECO Sertão abrangerá 24 municípios, incluindo Salgueiro, Afrânio, Araripina, Bodocó, Cabrobó, entre outros, ampliando a capacidade de investigação e repressão qualificada nas regiões do Sertão do São Francisco, Sertão Central e Araripe.

Com a inauguração do núcleo regional, o MPPE busca intensificar o combate a organizações criminosas, aprimorando a articulação entre tecnologia, presença territorial e atuação estratégica. A iniciativa faz parte de um esforço maior da instituição para descentralizar suas operações e garantir maior efetividade no enfrentamento ao crime organizado em todo o estado.

Paralelo à modernização e ampliação do GAECO, novas Promotorias Criminais estão sendo instaladas em Pernambuco para agilizar o enfrentamento da criminalidade. Esta estratégia de descentralização visa proporcionar respostas mais rápidas e eficientes às demandas da sociedade, especialmente em regiões distantes da capital, onde a presença do poder público precisa ser fortalecida.

O evento será realizado na Sede das Promotorias de Justiça de Petrolina, na Avenida Fernando Góes, 625, Centro, a partir das 16h00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima