Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPF move ações de improbidade administrativa contra envolvidos em garimpo ilegal nos municípios de Serrita e Verdejante

Ações de improbidade administrativa foram ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra três acusados de envolvimento na extração ilegal de minérios de ouro e prata e posterior beneficiamento nos municípios de Serrita e Verdejante. O órgão também ofereceu denúncia contra dois deles. As ações integram a “Operação Frígia”, deflagrada com apoio da Polícia Federal em outubro de 2020.

De acordo com o MPF, os alvos são um escrivão da Polícia Federal, apontado como responsável pelo vazamento de informações e por reuniões com outros integrantes do esquema; um policial militar que figura como um dos líderes da organização e um empresário responsável pela compra dos minérios extraídos ilegalmente. As investigações apontaram que o grupo fazia a extração e vendia a receptadores em Recife e Juazeiro do Norte-CE.

Se a Justiça Federal acatar os pedidos de improbidade, os acusados podem ser condenados ao ressarcimento integral dos danos, perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por até cinco anos, proibição de contratar com o poder público por três anos e pagamento de multa civil. O MPF ainda requer pagamento de danos morais coletivos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota