O Ministério de Previdência Social se prepara para lançar ainda no ano que vem um novo sistema de segurança para recebimento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vão desde pensões, auxílios e benefícios, até aposentadoria.
A quantidade de denúncias e reclamações de vazamentos de dados previdenciários para operadoras de crédito consignados, e as insistentes ligações telefônicas para beneficiários do INSS mesmo sem solicitação do aposentado ou pensionista, são alguns dos motivos para a nova sistematização.
Em 2025, o saque de benefícios vai solicitar a foto do beneficiário para identificação facial, além da digital, para realização de biometria.
O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no programa “Bom Dia, Ministro” no Canal GOV, respondeu a Itatiaia sobre a reclamação de aposentados e pensionistas sobre ligações insistentes. Além de falar sobre o novo sistema em desenvolvimento, afirmou que o vazamento de dados por muitas vezes vem de instituições bancárias.
“Infelizmente, essas pessoas utilizam dados que normalmente estão no sistema financeiro. Normalmente o banco que tem a sua conta, vaza com alguns funcionários inescrupulosos. Dentro da previdência, alguns funcionários, minoria,que também vazam esses dados que vão para grupos inescrupuloso, comerciantes da fraqueza do ser humano na área da Previdência Social, que é um percentual é alto de pessoas idosas. Pessoas que as vezes não tem ninguém com quem compartilhar o seu sofrimento que escutam em um telefonema dizendo: ‘Ah, vou botar R$ 10 mil, é baratinho, depois você paga’ e a pessoa acredita. Estamos começando a cruzar todos esses dados e a exigência da biometria será fundamental para não ter terceiros pedindo dinheiro em nome de quem não deve. Não aceite ninguém fazendo nada em seu nome. Não informe seu número do acesso à plataforma Meu INSS para ninguém”, declarou.
Fonte: Itatiaia