Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro condena diretor do Inpe por rebater críticas de Bolsonaro sobre dados de desmatamento

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ( MCTIC ), Marcos Pontes , determinou esta segunda-feira que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe ) apresente um relatório completo sobre o monitoramento do desmatamento na Amazônia nos últimos dois anos. O Inpe é subordinado ao ministério. No comunicado, Pontes também condenou a forma como o diretor do instituto, Ricardo Galvão, rebateu acusações do presidente Jair Bolsonaro, que questionou as pesquisas sobre a devastação da floresta. Galvão foi convidado pelo ministro a prestar “esclarecimentos e orientações”.

Pontes afirmou que tem “grande apreço” pelo Inpe, mas que entende e compartilha a “estranheza expressa pelo nosso presidente Bolsonaro quanto à variação percentual dos últimos resultados na série histórica”. Segundo dados do instituto, o desmatamento na Amazônia aumentou, em junho, quase 60% em relação ao mesmo mês em 2018.

No comunicado, Pontes afirma que “a contestação de resultados, assim como a análise e discussão de hipóteses, são elementos normais e saudáveis do desenvolvimento da ciência”. O relatório produzido pelo Inpe será analisado por técnicos do próprio instituto, do MCTIC e do Ministério do Meio Ambiente.

Sobre as declarações de Galvão à imprensa, Pontes afirma que, “embora entenda o contexto do fator emocional, discordo do meio e da forma utilizada pelo diretor, visto que não corresponderam ao tratamento esperado na relação profissional, especialmente com o Chefe do Executivo do País”.

Fonte: O Globo