Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público do Trabalho retoma fiscalizações presenciais no polo gesseiro do Sertão do Araripe

Paralisadas desde 2020 em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as fiscalizações presenciais do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso do Ministério Público do Trabalho (MPT) foram retomadas na semana passada no polo gesseiro do Sertão do Araripe. Entre os dias 13 e 17 de setembro, a nova força-tarefa fiscalizou 49 empresas da região – calcinadoras, mineradoras e plaqueiras. Destas, 11 cumpriram as obrigações estabelecidas em ações anteriores e apenas duas descumpriram integralmente. O MPT considerou o resultado positivo.

“Os resultados apurados nessa força-tarefa nos impressionou bastante. Como precisamos suspender as forças-tarefas em função da pandemia, temíamos pelo cenário que poderíamos encontrar na região. No entanto, percebemos que, aos poucos, estamos conseguindo melhorar as condições de trabalho no Sertão do Araripe. Isso é fruto de todo o trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos seis anos, na região”, comentou o vice-procurador-chefe e coordenador do GT do Gesso, Rogéro Sitônio.

Entre as infrações cometidas pelos estabelecimentos fiscalizados estão instalações elétricas irregulares, ausência de equipamentos de proteção específicos para o maquinário usado na cadeia produtiva e contra queda de materiais e, em alguns locais, o não fornecimento do equipamento de proteção individual (EPI) aos funcionários e água potável para consumo. Essas duas últimas queixas já tinham sido registradas em forças-tarefas anteriores.

Da redação do Blog Alvinho Patriota