Ministério do Desenvolvimento Regional dobra vazão de água no Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco

A capacidade do transporte de água ao longo do canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) foi elevada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O bombeamento é feito com dois conjuntos de motobombas desde meados de agosto, duplicando a vazão d´água. As estações de bombeamento do Eixo Norte têm capacidade para receber até oito conjuntos de motobombas. Atualmente cada estação conta com dois conjuntos instalados.

Nessa sexta-feira, 10, o secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, visitou a Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó, para vistoriar a operação. “Esta mudança na operação permite que mais água possa chegar às localidades que sofrem com a seca e que são atendidas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. Temos a missão de garantir a segurança hídrica dessas populações e estamos fazendo isso”, disse.

Depois da passagem por Cabrobó, o secretário visitou o Núcleo de Controle e Operação do Projeto de Integração do São Francisco, em Salgueiro, onde verificou as condições do sistema e teve uma reunião técnica com a equipe.

Da redação do Blog Alvinho Patriota