No intuito de fortalecer a Estratégia da Saúde da Família (ESF), o Ministério da Saúde habilitou neste segundo semestre 2.363 novas equipes da Saúde da Família (eSF) em todo o Brasil. Em Pernambuco foram credenciadas 74 equipes, incluindo duas de Salgueiro.
O Governo Federal investirá R$ 855 milhões na ESF até 2025, tendo destinado R$ 130 milhões aos municípios já este ano. Com o novo credenciamento, os municípios podem receber incentivos federais para a implementação e custeio das equipes de Saúde da Família. Entretanto, a habilitação só será formalizada se os gestores cadastrarem as equipes no Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) até o final deste mês.
“As portarias estão dentro do planejado pelo Ministério da Saúde para fortalecer e expandir a estratégia de Saúde da Família, a saúde bucal do Brasil Sorridente. Essas medidas possibilitam que os municípios efetivem essas equipes e passem a receber o custeio federal, de modo que, com isso, possamos atingir a meta de 80% de cobertura da Saúde da Família até 2026”, destaca o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.
As equipes devem ser compostas por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar e/ou técnico de enfermagem e um agente comunitário de saúde (ACS). Também podem fazer parte, um agente de combate às endemias (ACE) e profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
ISSO É OBRA DO GOVERNO FEDERAL.