O Ministério da Educação (MEC) quer distribuir bicicletas, uniformes e cadernos escolares a alunos da rede pública. Mas a ideia é que as despesas sejam bancadas por prefeituras e governos estaduais, sem apoio financeiro da União, segundo a assessoria de imprensa do MEC.
Ao participar anteontem de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, o ministro Fernando Haddad citou a distribuição de bicicletas. Sem mencionar quem pagaria a conta, ele defendeu a iniciativa, que tem como público-alvo os estudantes de áreas rurais:
– A bicicleta é essencial para levar o jovem ao local por onde passa o ônibus, o barco ou até mesmo para ir até a escola – disse o ministro, observando que há alunos que percorrem até 15 quilômetros a pé em seus trajetos diários.
A aquisição de bicicletas deverá fazer parte do programa Caminho da Escola, que já distribuiu sete mil ônibus a mais de 2.500 prefeituras. Inicialmente, o Caminho da Escola também seria bancado por prefeituras e governos estaduais, com direito a linha de crédito do BNDES. O MEC, porém, acabou liberando recursos próprios e de emendas parlamentares para a compra dos ônibus. Hoje o programa distribui também lanchas.
Fonte: O Globo