O Ministério da Educação (MEC) desistiu de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) duas vezes este ano. O ministro Fernando Haddad afirmou ontem não haver tempo hábil para cumprir todas as etapas burocráticas. A intenção do MEC, quando o teste foi reformulado, ano passado, era realizar uma prova em cada semestre, e o candidato ficaria com a maior nota.
Com isso, está confirmado apenas uma edição do Enem este ano, no segundo semestre. Tradicionalmente, o exame é aplicado em outubro, mas Haddad não quis anunciar datas e afirmou que o calendário será divulgado nos próximos dias.
Também ontem, o MEC divulgou o resultado da segunda etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni), e houve sobra de mais de 16 mil vagas. As listas podem ser consultadas em http://siteprouni.mec.gov.br. Para as 85.155 bolsas – 34.661 integrais e 50.494 parciais – abertas em universidades particulares, somente 68.722 estudantes dos 355.288 inscritos foram pré-selecionados. Os escolhidos devem ir até amanhã à instituição de ensino onde pretendem estudar e comprovar as informações declaradas na inscrição.
Fonte: O Dia OnLine