Maranhão registra 6 casos de covid provocados por variante indiana

O Estado do Maranhão registrou os primeiros 6 casos de covid-19 no Brasil provocados pela variante B.1.617 do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia. Na 6ª feira (15.mai.2021), um paciente indiano, de 54 anos, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís. Ele é tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no Estado.

Depois da notificação do 1º caso, outros 14 tripulantes tiveram resultados positivos para testes do coronavírus e 9 tiveram diagnósticos negativos. Em nota, a Secretaria de Saúde do Maranhão disse que foi possível fazer o estudo genômico em 6 infectados, confirmando a presença da cepa indiana. Os outros 8 tinham a carga viral muito baixa e não foi possível fazer.

Os 23 tripulantes estão isolados em cabines individuais, dentro da embarcação. Das pessoas infectadas, 12 estão assintomáticas e 2 com sintomas leves.  Segundo a nota, 1 paciente está fora do navio para receber atendimento de saúde na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O governo estadual informou no domingo (17.mai) que foi notificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre os sintomas e a hospitalização do paciente.

Um teste já havia confirmado o diagnóstico, mas ainda não havia sido identificada a cepa do coronavírus que causou a doença nos tripulantes.

VOOS RESTRITOS

Em 14 de maio, a Casa Civil da Presidência da República publicou uma portaria que restringe os voos vindos da Índia para o Brasil, exceto os transportadores de carga. A medida busca evitar a propagação da variante do novo coronavírus identificada no país asiático.

Fonte: Poder 360