Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mantega admite erro no governo Dilma e diz que não será ministro de Lula

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega descartou hoje a possibilidade de participar de um eventual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também admitiu ter cometido erros na condução da política econômica, citando o caso da intervenção no setor elétrico para reduzir a conta de luz, em 2012, no governo Dilma Rousseff (PT). As declarações foram dadas em entrevista à Bloomberg.

“Não pretendo voltar. A economia tem ciclos; você fica com a parte boa, mas se a economia não funciona, a culpa é do ministro. Fiquei no governo por 12 anos seguidos. Já dei a minha parte”, disse.

Mantega foi ministro do Planejamento no primeiro governo Lula e assumiu o Ministério da Fazenda em 2006, no final do mandato. Ocupou o cargo até janeiro de 2015, saindo poucos meses antes do impeachment da ex-presidente Dilma.

O ex-ministro negou que pretenda elaborar um programa econômico exclusivamente para o PT. “Lula terá muitas alianças políticas, você não pode governar sozinho”, disse. “Depois que o grupo de partidos estiver confirmado, você vai começar a discutir um programa que tem que ser aceito por todos, não pode ser um programa imposto pelo PT”.

À Bloomberg, Mantega reconheceu alguns erros na política econômica de Dilma, durante o período em que comandava a equipe econômica. Ele citou a intervenção do governo no setor de energia, em 2012, para baixar a conta de luz. Depois da intervenção, veio um tarifaço, que fez a conta de luz disparar.

Fonte: UOL

2 comentários sobre “Mantega admite erro no governo Dilma e diz que não será ministro de Lula

  1. Ana Carvalho

    Queria acrescentar isso na matéria:

    “Consumidor terá de indenizar transmissoras de energia até 2025

    População terá que arcar com prejuízo causado às empresas por causa da intervenção no setor elétrico durante o governo Dilma”

    Agência O Globo
    22/02/2017 09:58