Uma licitação na ordem de R$ 3,3 milhões, destinada à contratação de estrutura para a festa de Santo Antônio, em Inajá, no Sertão do Pajeú, foi suspensa pelo juiz da Vara Única da Comarca do Município, Lucca Sapotiro de Souza Pimentel. O juiz acatou uma ação popular movida pelo advogado José Gaia Torres Ferraz, denunciando “disparidade vigorosa” do valor da licitação para o evento deste ano, que está agendado para o período de 7 a 12 de junho.
Segundo o jornalista Ricardo Antunes, o advogado que moveu a ação acusa o prefeito Marcelo de Alberto (PSD), que tentará se reeleger este ano, de fazer a licitação com objetivo de “satisfazer interesses privados em ano de campanha eleitoral”. José Gaia destaca que o montante de R$ 3,3 milhões representa 15% de todos os repasses públicos anuais ao município.
A ação ainda argumenta que, conforme dados do IBGE, 56,6% dos 25,6 mil moradores de Inajá possuem renda per capita de apenas meio salário mínimo. Também ressalta que a mortalidade infantil no município é de 20,9 óbitos para cada mil nascidos, enquanto em âmbito estadual esse índice é de 13,2. Além disso, salienta que somente 23% dos domicílios contam com rede de esgoto e apenas 2,4% das vias são urbanizadas.
Da redação do Blog Alvinho Patriota