Considerado o “ENEM dos Concursos”, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá provas objetivas e discursiva aplicadas nas cidades de Petrolina e Serra Talhada no dia 5 de maio. As duas cidades do Sertão pernambucano estão na lista das sedes de provas na 1ª fase do certame, que oferta 6.640 vagas em diversos órgãos do Governo Federal.
Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro pela página do concurso, usando uma conta GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata e bronze). A taxa é de R$ 60,00 para cargos de nível Médio e R$ 90,00 para nível Superior. Os candidatos podem se inscrever em um dos oito blocos temáticos.
Além das provas objetivas e discursiva, os participantes do concurso também serão submetidos à perícia médica (avaliação biopsicossocial), procedimento de verificação de condição declarada: reserva de vagas para pessoas negras e procedimento de verificação documental complementar: reserva de vagas indígenas. Quem tiver aproveitamento inferior a 40% na pontuação nas provas objetivas (conhecimentos gerais e específicos) ou nota zero na prova discursa será eliminado.
Da redação do Blog Alvinho Patriota