Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Indígenas voltam a protestar em Brasília contra marco temporal para demarcação de terras

Indígenas de diversas regiões do país voltaram a protestar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quarta-feira (25), contra o chamado “marco temporal” para a demarcação de terras. O tema estava na pauta de julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) de ontem, no entanto, acabou não entrando em discussão.

Com o marco temporal, as etnias só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estavam antes da promulgação da Constituição de 1988. Este foi o segundo dia de atos na capital federal. A mobilização dos indígenas é pela rejeição da tese, defendida por ruralistas e garimpeiros.

Às 14h15, os indígenas saíram do acampamento montado desde domingo (22), a dois quilômetros do Congresso Nacional, e iniciaram a marcha, pela Esplanada. Eles seguiram até o STF, na Praça dos Três Poderes, carregando faixas com frases como “terra protegida” e “não ao marco temporal”.

Desde a altura do Teatro Nacional, as vias N1 e S1 foram interditadas. A Polícia Militar do DF acompanhou o protesto, que não teve registro de incidentes.

Durante toda a tarde, os manifestantes acompanharam, por um telão, a sessão que ocorria no STF. Na pauta, além da questão indígena, estava a lei da autonomia do Banco Central.

Por volta das 18h, quando a Corte encerrou os trabalhos, sem que o marco temporal para demarcação de terras indígenas fosse debatido, os manifestantes voltaram para o acampamento.

Fonte: G1