No próximo domingo, 18, o Campus Sede do IFSertãoPE, situado em Petrolina, receberá uma delegação de produtores, transformadores de caju e representantes diplomáticos e ministeriais do Brasil e de Benin, país localizado na África. O grupo vai conferir os processos realizados pelo IFSertãoPE para transformar o caju em diversos produtos, como doces e bebidas.
Durante a visita ao Vale do São Francisco, o grupo do país africano também conhecerá uma agroindústria de processamento de frutas em Uauá-BA, vinícolas e produtores de suco em Casa Nova-BA e uma loja especializada em produtos da caatinga em Juazeiro-BA. Saindo da região, a delegação vai a Picos-PI conhecer uma fábrica que produz cajuína e polpa de caju e uma indústria de doces em Ipiranga-PI.
A missão faz parte de um projeto de fortalecimento do potencial produtivo e de transformação do caju no Benim (Benim Caju), gerenciado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada aos Ministério das Relações Exteriores. As atividades são executadas pelo IFSertãoPE e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca de Benim. O financiamento é da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Da redação do Blog Alvinho Patriota