Em parceria com o PET-Saúde Equidade e a Liga de Psicologia da Saúde (LIAPS), o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf) está realizando o projeto de extensão “Plantão Psicológico”. A ação, que tem apoio da Liga de Psiquiatria e do Centro de Informações de Medicamentos (CIM), é voltada aos colaboradores do hospital e ao público externo de Petrolina e região.
Os atendimentos emergenciais de saúde mental na Policlínica do HU-Univasf seguem até abril de 2026, acontecendo mensalmente, sempre no período da tarde, das 13h30 às 17h. O próximo está previsto para o dia 8 de novembro, com atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de encaminhamento prévio.
Para participar, os interessados devem levar Cartão do SUS, comprovante de residência e um documento de identificação. A inscrição é feita no próprio dia, das 13h30 às 14h, no balcão de atendimento do CIM, que funciona na recepção da Policlínica. Segundo a Univasf, as vagas são limitadas para garantir a qualidade do acolhimento e da escuta clínica.
A psicóloga e professora associada da Univasf, Sílvia Morais, coordenadora da ação extensiva, ressalta que o projeto é um diferencial para a formação dos estudantes e qualifica o atendimento à comunidade. “O plantão é uma excelente oportunidade para refinar habilidades e preparar os alunos para o trabalho em equipes interdisciplinares. A parceria entre a Policlínica do HU-Univasf e outras áreas, como Farmácia e Medicina, fortalece esse processo”, afirma.
Da redação do Blog Alvinho Patriota