Hospital Universitário de Petrolina realiza mutirão de atendimento dermatológico para detecção da hanseníase

Um mutirão de combate à hanseníase, voltado para a avaliação de casos suspeitos, será realizado pelo Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), em Petrolina, nesse sábado, 18. A iniciativa, que integra as ações da campanha Janeiro Roxo, ocorre das 8h às 13h, na Policlínica do Campus Sede da Univasf.

Podem participar do mutirão, pessoas que possuem sinais e sintomas associados à hanseníase, como manchas na pele. Os participantes serão atendidos por uma equipe especializada e, caso tenham o diagnóstico confirmado, receberão orientações sobre o tratamento adequado na Rede de Saúde.

O mutirão conta com a participação de docentes e alunos do Colegiado de Medicina da Univasf, membros da Liga Acadêmica de Dermatologia da universidade (Laderme), profissionais do HU-Univasf e dermatologistas voluntários.

A hanseníase é uma doença infecciosa e transmissível que acomete a pele e os nervos periféricos do paciente. Geralmente a transmissão acontece pelas vias respiratórias, em convívio prolongado com pessoas não tratadas. Os sintomas incluem manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas na pele, com perda de sensibilidade, bem como redução da força muscular, nódulos e dores.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima