Grupo cultural/religioso de Itacuruba é eleito um dos seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco

O Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo, de Itacuruba, foi eleito um dos seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco nessa sexta-feira, 4. A eleição ocorreu por meio do XV Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco. Os outros cinco escolhidos são: Mestra Ana Lúcia (Olinda); Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda; J. Michiles (Olinda); As Pretinhas do Congo (Goiana) e Dona Menininha do Alfenim (Agrestina).

Os novos Patrimônios Vivos foram escolhidos numa reunião virtual do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CPPC). Participaram o presidente estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto; além de 16 conselheiros do CPPC.

Agora Pernambuco conta 69 Patrimônios Vivos, entre mestres, mestras e grupos tradicionais de todo o Estado. Os escolhidos recebem diploma do governo estadual com o título de “Patrimônio Vivo de Pernambuco”, além de uma bolsa mensal vitalícia de R$ 1.600 (pessoa física) ou R$ 3.200 (grupo, entidade, agremiação ou associação).

Da redação do Blog Alvinho Patriota