Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo estadual divulga os 10 novos Patrimônios Vivos de Pernambuco, incluindo dois do Sertão

Por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Fundarpe, o Governo de Pernambuco divulgou neste fim de semana os 10 novos mestres, mestras e grupos escolhidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco. Os eleitos foram escolhidos entre 81 inscritos, em reunião presencial do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) nessa sexta-feira, 12. Na lista estão o Samba de Véio da Ilha de Massangano, segmento da cultura popular de Petrolina; e Mãe Dora, parteira e liderança religiosa de Tacaratu.

Completam a lista as seguintes manifestações culturais: Tata Raminho de Oxossi (mestre de cultura popular e tradicional, babalorixá, de Olinda); Banda de Pífano Folclore Verde (segmento da cultura popular de Garanhuns); Cavalo Marinho Boi Pintado (segmento da cultura popular de Aliança); Mestre Calú (segmento de cultura popular e tradicional, mamulengueiro, de Vicência); Mágico Alakazan (segmento de circo, de Palmares); Cambinda Velha (espetáculo performático musical de matriz afroindígena); Leonardo Dantas (jornalista e escritor, de Recife); e a Associação Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo (teatro ao ar livre e apresentações culturais, artes cênicas, de Goiana).

A concessão do título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE) foi instituída pela Lei Estadual n° 12.196, de 2 de maio de 2002. Os escolhidos recebem pensão vitalícia de R$ 2.041,53 para pessoa física e R$ 4.083,10 para pessoa jurídica. Em contrapartida, o Patrimônio Vivo deve participar de programas de ensino e de aprendizagem dos seus conhecimentos e técnicas organizados pela Secretaria Estadual de Cultura.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Governo estadual divulga os 10 novos Patrimônios Vivos de Pernambuco, incluindo dois do Sertão