Governo do Estado envia 149 concentradores de oxigênio para municípios, incluindo Custódia, Tuparetama e São José do Egito

Em coletiva de imprensa online nessa quinta-feira, 227, o Governo de Pernambuco anunciou o envio de 149 concentradores de oxigênio para cidades pernambucanas, com objetivo de ajudar gestores municipais na qualificação do combate à Covid-19. Foram beneficiadas 44 cidades, incluindo Custódia, São José do Egito e Tuparetama.

Pactuada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) na manhã de ontem, a destinação dos concentradores foi discutida com os gestores municipais durante reunião na última quarta-feira, 26. Os equipamentos filtram o ar do ambiente, deixando apenas oxigênio puro. Dessa forma, o concentrador pode substituir cilindros de oxigênio, que precisam ser preenchidos frequentemente por uma empresa que forneça gases medicinais.

“O Governo de Pernambuco tem garantido o fornecimento de oxigênio nas unidades da rede estadual, destinada aos casos mais graves, e também estamos atentos para auxiliar como for possível os municípios, possibilitando que os casos leves sejam absorvidos nos serviços municipais”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo, na coletiva.

Da redação do Blog Alvinho Patriota