Governo de Pernambuco permite funcionamento de bares e restaurantes com 70% da capacidade e grupos musicais com até 5 integrantes

Em coletiva de imprensa nessa quinta-feira, 6, o Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir de segunda-feira, 9, todas as atividades econômicas podem funcionar até meia-noite e será permitida 70% da capacidade de ocupação de serviços de alimentação, como bares e restaurantes.

Também foi aumentada para 70% a capacidade de funcionamento de eventos corporativos, cinemas, teatros e circos, desde que o total não ultrapasse o limite máximo de 300 pessoas. “Essa mesma lógica vai valer para as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos e igrejas. Enquanto isso, os eventos sociais avançam para 50% da capacidade do local ou o limite máximo de 100 pessoas, o que for menor”, explicou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

O distanciamento social foi reduzido para um metro em salões de beleza, clínicas, colações de grau, aulas da saudade ou cultos ecumênicos, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, feiras de negócios, parques temáticos e igrejas. Além disso, grupos musicais podem atuar em bares e restaurantes com até cinco integrantes e utilizando qualquer instrumento. Contudo, continua proibida a permanência de pessoas em pé ou em pistas de dança nesses locais.

As novas flexibilizações foram anunciadas após Pernambuco registrar o menor patamar de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) desde 15 de março de 2020, quando a transmissão comunitária da Covid-19 foi identificada pela primeira vez no Estado. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, na semana epidemiológica de 25 a 31 de julho foram registrados 497 casos de Srag. Em comparação com a semana de 17 a 24 de julho, quando ocorreram 609 casos, houve uma redução de 18%.

Da redação do Blog Alvinho Patriota