Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo de Pernambuco lança programa de testagem em massa e pretende examinar 10% da população em seis meses

Os pernambucanos serão submetidos a uma testagem em massa para identificar casos ativos da Covid-19. Com esse objetivo, o Governo de Pernambuco lançou o programa TestaPE nessa quarta-feira, 18, estimando testar 10% da população nos próximos seis meses. A principal finalidade é monitorar a disseminação de variantes no Estado, a exemplo da delta.

Estão sendo investidos R$ 7,6 milhões na compra de R$ 1.090.713 testes de antígeno para oferta de exames em regiões estratégicas de Pernambuco. Os primeiros 200 mil exames começam a ser distribuídos ainda esta semana. Cada município deve organizar sua logística para testar a população nas unidades de saúde, em locais com grande circulação da população e nos serviços do setor público e privado.

O teste antígeno é parecido com exame de biologia molecular RT-PCR, com a coleta de material biológico da nasofaringe do paciente usando swab nasal. A distinção é que o resultado sai em aproximadamente 30 minutos, o que não ocorre com o RT-PCR. Outra diferença é que não é preciso levar ao laboratório ou usar equipamentos complexos para saber o resultado.

“Com o uso dos testes de antígenos na rede de saúde, o atendimento aos pacientes que dão entrada nos serviços e têm indicação para internamento será mais ágil, auxiliando na tomada de decisões e encaminhamento do paciente, se necessário, para uma unidade de referência”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota