Com 2024 já batendo à porta, as atenções em Pernambuco começam a se voltar para o Carnaval, uma das principais festas populares do Brasil. O Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura (Secult-PE) e de Turismo e Lazer (Setur-PE), Fundarpe e Empetur, divulgou esta semana o Edital do Ciclo Carnavalesco 2024.
O objetivo da convocatória é valorizar e fortalecer a cultura pernambucana nas 12 Microrregiões de Desenvolvimento do Estado, habilitando propostas de artistas, grupos, orquestras e agremiações para compor a programação nos polos carnavalescos.
As inscrições podem ser feitas de 21 de novembro a 11 de dezembro, exclusivamente na plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco. No site estão disponibilizados todos os formulários a serem preenchidos e informações sobre os documentos que devem ser entregues.
O Edital 2024 ampliou de três para seis o limite de apresentações para artistas e grupos de cultura popular e de dança da tradição carnavalesca, de orquestras e de cultura popular em geral. Outra novidade é a inclusão de cotas para artistas com deficiência, quilombolas e de política afirmativa, como pessoa não cisgênero.
”Objetivamos, assim, contemplar ainda mais a diversidade, que já é uma marca e uma característica do Carnaval em geral e especialmente do Carnaval de Pernambuco como é conhecido mundialmente”, disse a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.
Da redação do Blog Alvinho Patriota